quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ioga ou Yoga em Birigui

Então que eu já disse algumas vezes em alguns lugares que moro em Birigui.
E para quem não sabe, Birigui é mais uma dessas cidadelas interioranas que existem aos montes pelo Brasil.
E tirando os problemas, aqui tem muita coisa boa, que eu obviamente não sei onde está, mas sempre me dizem que tem. Sabe, não é que eu não sabia, assim exatamente, é que eu sou uma pessoa mal informada sobre minha cidade. E isso me faz perder coisas realmente boas que existem aqui, ou coisas que eu considero boas e que nem sabia (ainda) que tinham aqui.

Uma delas foi o ioga. Porque tipo assim, há 5 anos atrás se eu perguntasse para algum biriguiense se tinha aula de ioga é provável que a resposta fosse: "Hum, não sei do que você está falando..." (claro, depois de uns 10 minutos para pensar). É, cidade de interior tem portas e porrrrrrtas.

Mas voltando ao ioga, descobri que temos - sim senhor! - e achei mais do que justo dividir isso aqui, já que informação vale ouro nesse mundo onde listas telefônicas são passado.*

A coisa toda aconteceu quando mamis viu um anúncio em um muro qualquer da cidade e, depois de alguns telefonemas, eu fui no que chamamos "AULA TESTE".

E considerando meu histórico traumático em práticas de movimentos corporais (na verdade isso quer dizer que nem na aula de educação física eu ia...) estava super com medo/tensão/vergonha/preguiça de ir. Mas foi tudo super bem.
Super mesmo, assim de verdade.

Eu não sabia nada sobre a aula (aka não li a wiki antes...) e me senti meio perdida no meio de palavras e outros assanas. Mas foi tudo tão legal, todos me receberam tão bem que não tinha porque continuar com qualquer bobagem que seja.

E mesmo não querendo me estender, mas já o fazendo, sei que existe muita coisa por trás de um "simples exercício" e eu acho super bonito e legal essa coisa toda de cultivar os valores da sua cultura e tal. Ainda mais quando ela é realmente sua cultura.
Digo isso e dessa forma porque assim, eu não sou contra (nem por um segundo) quem gosta de culturas diferentes. Aliás, sou super a favor de respeitar culturas. Todas elas. Mas fica muito estranho quando o cara surta e começa a dizer que usar garfo e faca é desrespeito com a comida*, porque tipo, isso não é nosso, não é da nossa percepção do que é ser "gente" aqui no ocidente e tal.
Mas não é exatamente sobre isso que eu estava falando e com a consideração acima digo que eu escolhi fazer ioga por sei lá qual motivo. Só quis e fui ver no que dava (coisa que normalmente não faço, mas que nessa deu muito certo).

Além do clima super bom das pessoas - professor, inclusive, o espaço onde temos aulas também é muito legal. Na verdade não é uma "academia" (como vocês podem pensar) e sim um espaço de artes, onde temos uma sala para as aulas.

Encerrando, fica a dica para os biriguienses que procuram esse tipo de info e para quem eventualmente vier a Birigui (se é que isso é realmente possível).
As aulas acontecem no

Espaço Arte e Luz,
Rua Ribeiro de Barros, nº 605,
+55 (18) 3634 - 1610


O valor das aulas (duas horas por semana é de R$60,00).
O professor Luciano Couras também atende no +55 (18) 8118 - 5727

nayarac.


PS1: Então, nada contra as listas telefônicas, de verdade. Mas ok, não tem funcionado comigo ultimamente. Mesmo.
PS2: Essa questão toda é muito complicada e além de polêmicas e tal, eu acho super importante respeitar e reconhecer a nossa real cultura. Ok você não concordar e tudo, mas aqui é meu espaço de pensamento e informação, então era realmente preciso fazer essa consideração.

Nenhum comentário: