terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estante Virtual - eu já comprei muito lá.

Uma das inúmeras coisas boas que entrar na faculdade me trouxe foi a possibilidade de comprar vários livros que eu jamais conseguiria ler "sozinha". Foram vários os universos paralelos que encontrei em cada página, em cada vírgula de um pensamento escrito.

E assim uma consistente experiência de compra de livros (que é diferente de comprar outras coisas) foi gerada em minha mente. E hoje me ocorreu que uma dica muito preciosa para universitários e amantes de plantão são os sebos - principalmente um sebo em especial. Um não, mas 1.827, que é o total de sebos cadastrados no Estante Virtual.

O Estante Virtual é uma ideia sensacional de um cara mais sensacional ainda. Contudo, o mais bacana nisso é a possibilidade de encontrar pequenos tesouros (ou aquele livro que vai te salvar nos exames finais). Porque é tudo muito fácil quando você mora em um lugar onde existem muitas opções em cada esquina, mas quando sua localização é difícil até pro Google Maps, uma mão na roda como essa é salvadora.

Basicamente o esquema funciona assim: você acessa o site, pequisa seu livro ou tema ou autor, encontra o melhor custo benefício (estado do livro/preço/frete/forma de pagamento), dá uma olhada básica nas avaliações do vendedor e, finalmente, fecha a compra. Tudo uber fácil e amigo do ambiente (primeiramente) e do bolso. Porque é injusto com um livro - qualquer que seja - ficar guardando tanto conhecimento em suas páginas, sem ninguém pra ler.

Imprimir um livro novinho em folha tem consequências que todos sabemos. Então se for possível comprar um já lido por alguém é bom negócio com T-O-D-A certeza. Fora que essa atitude não fere os direitos de nenhuma das partes: afinal livros novos já precisam ser publicados todos os dias para que um dia sejam enviados aos sebos.

Eu já recomendei muito o site na minha vida offline. Professores, amigos, parentes, namorido, sogrita, cunhada: todos eles já estão com os ouvidos pesados de tantas vezes que eu falei sobre o assunto.

E sempre que o orçamento permite eu compro muitos livros lá. Porque ler é a coisa mais legal que eu aprendi a fazer. E talvez toda essa admiração seja porque eu encontrei nessa ideia de reunir sebos uma chance a mais que todos temos de ir além. Ler, pra mim, sempre foi ir além.



Essa foi a newsletter que recebi de ano novo deles. E essa mensagem faz realmente muito sentido pra mim.

nayarac.

Nenhum comentário: