terça-feira, 12 de junho de 2012

a Espera.

Para Alexandre Bini

esperar | v. intr. | v. tr.
1. Estar à espera; ficar esperando.

v. tr.

2. Ter esperança ou esperanças.

3. Contar com.

4. Aguardar.
5. Armar emboscada ou espera a.
6. Conjecturar, supor.
7. [Brasil]  Aparar um golpe; pôr-se em guarda.


Tem dias que a gente acorda mais cedo. Em outros, a gente se esforça pra não dormir o dia todo.
Tem dia que dá vontade de comer tudo o que se encontra num raio de 5 km. Tem dias que só a luz do sol basta.
Namorar é mais ou menos assim, uma coisa louca. É uma coisa, um estado de espírito, um comprometimento com o irreal. É uma coisa bem maluca, no fim das contas.

Pra mim - e não há meias palavras aqui - namorar é insistir no erro. Insistir pra aquilo que não pode funcionar, que não pode ser duradouro. 

Naquilo que não tem sentido.

Porque namorar, não faz o menor sentido mesmo. Namorar não é um vínculo eterno que te une a alguém. Namorar é efêmero.

Afinal, porque querer dividir a cama, se ela pode ser só sua? Comer só metade do tablete de chocolate, ouvir músicas que você nem gosta tanto, fazer coisas que você nem quer tanto.
Qual o sentido existe em esperar alguém chegar pro jantar, mesmo que ele se resuma a macarrão instantâneo? 

Gosto de pensar que a graça esteja na espera em si. A espera de que um abraço seja suficiente pra resolver os problemas do trabalho; de que um beijo possa resolver uma mágoa; de que um jantar a dois possa selar um compromisso que só existe na ilusão. 

Namorar é esperar ser o suficiente pra alguém. Esperar que alguém seja o suficiente pra gente; para nossas dores, para nossas alegrias. 

Você pode ter sorte de namorar quem você ama, mas pode acontecer de não ser essa a ordem dos fatos. Pode ter sorte de namorar quem te faz rir, quem preenche aquele vazio que pra 93% da população só brigadeiro resolve. Pode acontecer de você namorar alguém que é legal somente 67% do tempo.

Mas pode ser que você namore alguém - como acontece comigo - que é meio desajeitado nesse lance de namorar. Alguém que aja mais no improviso do que na consciência. Alguém que nem sempre consegue ser o suficiente, mas que sempre tenta de novo no dia seguinte.

Namorar é test drive social dos relacionamentos. É fazer tudo certo pra ter certeza de que aquela escolha também vai ser a certa, mesmo sabendo que não existe nenhuma certeza nisso. Mas mesmo assim a gente tenta. Porque, assim como no meu namoro, se não foi hoje, pode ser que amanhã seja o suficiente. E eu espero que sim.


nayarac.

Nenhum comentário: