quinta-feira, 1 de março de 2012

Ioga ou Yoga em Birigui - um ano depois

Mais de um ano atrás, eu escrevi aqui nesse registro memorativo de mim mesma, sobre uma aventura que estava entrando: a prática de yoga.  
E eu descobri, com o passar do tempo e da prática, que existe um quase universo paralelo entre dizer pra alguém que você faz yoga e a pessoa entender o que realmente acontece.

Confesso que é complicado até pra mim entender o que é yoga, as vezes.

Porque é mais que exercício, é mais que mantra, é mais que meditação. Yoga é, pra quem aceita isso, uma prática que muda sua vida e sua maneira de ser na vida. 

Não, isso não tem nada a ver com os dogmas que envolvem o yoga no oriente. Não mesmo; eu preciso ser enfática pra evitar quaisquer outras imaginações aleatórias. Claro, você como ocidental pode incorporar a cultura indiana e tal, mas não é o caso e nem costuma ser. 

Fazer yoga é algo que começa com umas dores (não preciso mentir, vai) e continua com descobertas. De você mesmo, principalmente.

Quando eu entrei, foi pra tentar consertar minha postura, que sempre foi horrível. Hoje, ela tá bem melhor, mas nem é meu melhor lucro. O que mais vale pra mim nessas aulas é saber que eu sempre vou sair de lá um pouco melhor do que eu entrei. Meu corpo melhor, minha cabeça melhor, meu olhar pro outro melhor. 

Mas engraçado é que ninguém que eu conheço pensa nessas coisas quando eu digo que faço yoga. Todos sempre perguntam a mesma coisa: não é chato ficar lá meditando? como é que vocês fazem?; é só deitar e relaxar? é pra emagrecer?

Eu acho graça, e explico no final. Ou tento. Yoga é uma prática que não dá pra dizer: a gente sobe na esteira e fica andando. Yoga é como um balança, onde a gente vai percebendo com o passar do tempo onde é que tá mais pesado, onde é que tá mais leve. O efeito colateral disso é que você se acha na prática, mesmo sem seguir a "filosofia" totalmente.

Tudo isso que estou dizendo se sustenta apenas em mim. Não faz parte de nenhuma metodologia ou instrução mais profunda; nas aulas as conversas sempre são ou paralelas ou pequenas curiosidades sobre a prática. O que eu sei sobre yoga resulta da minha prática, do conhecimento que eu tenho sobre a cultura indiana e sobre coisas que leio aleatoriamente.

E todo esse conjunto sustenta - bem solidamente - tudo o que eu sinto e entendo sobre yoga. Fazer yoga pode sim te deixar mais magro, mais forte, mais torneado, como uma academia. Também pode te deixar mais concentrado e mais ágil ou ainda mais disposto e bem humorado.

Mas o melhor que o yoga pode fazer por você é se importar: com o que você come, como você vive, com quem você vive. Hoje, um pensamento mais que incrível aconteceu na aula. E eu encontrei em palavras tudo o que eu sempre quis dizer sobre yoga mas não conseguia: Yoga não é pra te fazer melhor que os outros, é pra te fazer melhor para os outros. 

E é isso ai mesmo.

nayarac.

Nenhum comentário: